Início Notícias ONGs pedem à OEA suspensão da usina de Belo Monte

ONGs pedem à OEA suspensão da usina de Belo Monte

O movimento Xingu Vivo para Sempre e outros movimentos sociais pediram ontem à Organização dos Estados Americanos (OEA), em caráter de urgência, a concessão de medidas para a suspensão imediata do processo de licenciamento ambiental referente à Usina de Belo Monte, no Pará (O Estado de S.Paulo, Marcelo Rehder, 12.11.2010).
Além da suspensão do licenciamento, pedem a interrupção de qualquer intervenção, atividade ou procedimento, pelo Estado brasileiro ou por terceiros, para a construção da hidrelétrica.

As entidades argumentam que os direitos das comunidades indígenas e ribeirinhas do rio Xingu não estão sendo respeitados e dizem que a construção da hidrelétrica – a maior desde Itaipu – provocará danos irreparáveis às comunidades. Alegam ainda que houve irregularidades no processo de licitação.

“Decidimos recorrer a uma instância internacional depois de várias tentativas sem sucesso de suspender as obras dentro dos mecanismos internos do Judiciário brasileiro”, disse Andressa Caldas, diretora executiva da ONG Justiça Global, uma das entidades que assinam o documento enviado à OEA.

Por se tratar de um pedido urgente de medida cautelar – feito quando há risco iminente de violação de direitos humanos -, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CDIH), no âmbito da OEA, deverá pedir explicações ao governo brasileiro, que terá de 15 a 20 dias para se manifestar. Em seguida, a comissão emitirá sua decisão.

As entidades têm pressa porque o governo diz que as obras de construção de Belo Monte devem ser iniciadas em breve. Apesar das últimas recomendações do Ministério Público Federal, a licença de instalação deve sair nas próximas semanas.

O projeto de Belo Monte consiste de três usinas. Elas vão formar dois reservatórios que inundarão mais de 516 km², dos quais 400 km² são de floresta nativa. Para alimentar as usinas, até 80% do Rio Xingu será desviado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*


Últimas notícias

Nota de solidariedade ao povo Munduruku

O Movimento Xingu Vivo para Sempre quer expressar sua solidariedade ao povo Munduruku, sua indignação contra o cotidiano de violência a que...

Beiradeiros, Xingu Vivo e SDDH entram com representação criminal contra responsáveis por danos à Volta Grande do Xingu

Depois da divulgação de um acordo firmado entre o Ibama e a Norte Energia que, na última semana, permitiu que a empresa...

Ibama e a sentença de morte do Médio Xingu

Por Verena Glass - No ano de 2020, o Médio Xingu sofreu uma das piores secas da sua história. Aliado a um...

Ibama contraria ministério e mantém decisão de determinar que Belo Monte libere água no rio Xingu

André Borges, O Estado de S.Paulo - Pressionado de todos os lados pelo governo, o Ibama decidiu levar adiante a sua decisão...