Empresa não terminou 90% das obras iniciais de Belo Monte

WE BUILD CONNECTIONS WITH ORGANIZATIONS AND COOPERATE WITH SMART PEOPLE ALL OVER THE WORLD

Relatório produzido pela própria empreendedora de Belo Monte mostra que 90% das obras que ela deveria fazer para o início da construção da usina hidrelétrica ainda não estão completamente atendidas. (Folha de S. Paulo, 25.05.2011)

O documento da Nesa (Norte Energia SA) foi enviado ao MPF (Ministério Público Federal) no Pará, a pedido dos procuradores da República no Estado. Ele lista 90 obras que a Nesa deve fazer na região para cumprir as chamadas “ações antecipatórias”, obrigatórias para que a empresa consiga junto ao Ibama a licença de instalação, a autorização para erguer a hidrelétrica no rio Xingu (PA).

Das 90 obras, apenas 9 (10%) foram concluídas, diz o relatório da empresa. Diversas são previstas para estarem terminadas em julho e dezembro deste ano. Essas obras se referem a medidas para mitigar os impactos do fluxo migratório que Belo Monte deve causar à região de Altamira (PA). A usina deve atrair entre 50 mil e 100 mil pessoas para a região.

Dentre as obras, há desde a construção e reforma de escolas e hospitais até a implantação de sistemas de saneamento básico.
Procurada, a Nesa ainda não se pronunciou. Ela já afirmou à Folha que considera estar apta para receber a licença de instalação.
O MPF discorda. E recomendou de novo nesta quarta ao Ibama que não dê a licença se não forem atendidas as condicionantes ambientais da usina.

Posts relacionados

Deixe um comentário