Início Notícias Empresa não terminou 90% das obras iniciais de Belo Monte

Empresa não terminou 90% das obras iniciais de Belo Monte

Relatório produzido pela própria empreendedora de Belo Monte mostra que 90% das obras que ela deveria fazer para o início da construção da usina hidrelétrica ainda não estão completamente atendidas. (Folha de S. Paulo, 25.05.2011)

O documento da Nesa (Norte Energia SA) foi enviado ao MPF (Ministério Público Federal) no Pará, a pedido dos procuradores da República no Estado. Ele lista 90 obras que a Nesa deve fazer na região para cumprir as chamadas “ações antecipatórias”, obrigatórias para que a empresa consiga junto ao Ibama a licença de instalação, a autorização para erguer a hidrelétrica no rio Xingu (PA).

Das 90 obras, apenas 9 (10%) foram concluídas, diz o relatório da empresa. Diversas são previstas para estarem terminadas em julho e dezembro deste ano. Essas obras se referem a medidas para mitigar os impactos do fluxo migratório que Belo Monte deve causar à região de Altamira (PA). A usina deve atrair entre 50 mil e 100 mil pessoas para a região.

Dentre as obras, há desde a construção e reforma de escolas e hospitais até a implantação de sistemas de saneamento básico.
Procurada, a Nesa ainda não se pronunciou. Ela já afirmou à Folha que considera estar apta para receber a licença de instalação.
O MPF discorda. E recomendou de novo nesta quarta ao Ibama que não dê a licença se não forem atendidas as condicionantes ambientais da usina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*


Últimas notícias

Seminário Internacional discute as ameaças da mineradora Belo Sun

Nesta quarta e quinta feira, dias 14 e 15 de outubro, acontecerá o seminário internacional “Mineração, Empresas transnacionais e Povos e Comunidades...

MPF recorre de decisão concedida em favor de Belo Monte sobre o hidrograma da Volta Grande do Xingu

Por MPF - Em recurso dirigido ao Tribunal Regional Federal da 1a Região (TRF1), o Ministério Público Federal (MPF) volta a...

TRF1 derruba decisão que garantia água para a Volta Grande do Xingu. MPF deve recorrer

Por Verena Glass - O vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador Francisco de Assis Betti, derrubou, em 26...

Organizações denunciam Belo Sun à Comissão de Valores Mobiliário no Canadá por mentir a acionistas

Um grupo de organizações nacionais e internacionais divulgou nesta quinta, 19, uma uma carta de denúncia enviada à Comissão de Valores Mobiliário...