Início Notícias Homenagem à guerreira Sheila Juruna marcará ato contra Belo Monte em Belém...

Homenagem à guerreira Sheila Juruna marcará ato contra Belo Monte em Belém

No próximo dia 30 de junho, Sheila Juruna, pertencente ao grande povo Juruna, componente do Movimento Xingu Vivo, e uma das mais importantes representantes dos grupos que lutam contra a construção do Complexo Hidrelétrico de Belo Monte, estará sendo homenageada com a medalha de honra ao mérito pela Assembléia Legislativa do Estado do Pará.

Sheila Juruna é um símbolo da resistência a construção da usina de Belo Monte. Mulher, guerreira indígena, determinada e implacável, tem levado o grito do Xingu em atos, palestras e debates pelo Brasil, e pelo mundo afora, sempre bradando, firme e forte, contra a destruição da floresta, do rio e da vida na Amazônia.

A medalha de honra ao mérito é um reconhecimento à sua luta, sua tenacidade, sua perseverança contra um projeto que vai secar e destruir 100 km de biodiversidade da área conhecida como Volta Grande do rio Xingu; repassar para as empreiteiras e amigos do Governo mais de 30 bilhões de reais; expulsar de seus lares e de suas terras mais de 40 mil pessoas; não vai produzir nenhum quilowatt de energia para as populações da Amazônia, beneficiando tão somente grandes indústrias e mineradoras, e aprofundando o modelo de exploração dos recursos naturais que historicamente tem sido imposto à região.

Junto ao justo reconhecimento que Sheila Juruna estará recebendo, será realizado mais um GRANDE ATO DE PROTESTO CONTRA A CONSTRUÇÃO DE BELO MONTE. Então, todos alerta, A COLUNA XINGU VIVO VAI ÀS RUAS NOVAMENTE!

ATO CONTRA A CONSTRUÇÃO DE BELO MONTE, E EM HOMENAGEM A TODAS AS DEFENSORAS E DEFENSORES DO XINGU E DA AMAZÔNIA
DATA: 30 de Junho de 2011
LOCAL: PRAÇA DO RELÓGIO (Centro Comercial de BELÉM/BRASIL)
INÍCIO DO ATO: 8:30h (em seguida marcharemos com Sheila Juruna até a ALEPA)

4 COMENTÁRIOS

  1. Sou contrário a usina de Belo Monte. Nossas riquezas naturais jamais devem ser violadas. A floresta Amazônica é de valor inestimável. O cacique Raoni e outras lideranças estão de parabéns por lutar contra essa agressão ao nosso maior patrimônio. A fauna e a Flora tem grande importância neste contexto.A humanidade não pode perder essa riqueza sem refletir o suficiente, lembrando que só nos interessa os resultados positivos.

  2. NÃO DESISTAM NUNCA ISSO ESTA APOIADO NA BANDA PODRE DO JUDICIÁRIO ! ENCAMINHEM PARA O CONSELHO NACIONAL DE MAGISTRATURA E PUBLIQUEM O NOME DOS ADVOGADOS

  3. Tenhos amigos Tupinambas na Bahia que por lutarem por seus direitos as terras ja homologadas pelo governo, estao na prisao por causa de estarem contra interesses politicos nessas terras e foram autuados por formaçao de quadrilha, so tenho que dar mais apoio a todos os que lutam pelos seus direitos, estarei sempre do lado de voces Sheyla Juruna, cacique Raoni, Pirakuma, Davi kopenawa, etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*


Últimas notícias

Belo Monte aumentou emissões de gases-estufa no Xingu em cerca de 3 vezes, diz estudo

Por Folha de São Paulo - Cercada de críticas desde o início do seu projeto, a usina hidrelétrica de Belo Monte gerou...

Justiça cancela acordo do Ibama com a Norte Energia sobre uso da água da Volta Grande do Xingu

Por MPF - A Justiça Federal cancelou o termo de compromisso entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e a...

Punição para a cadeia de culpados pela violência contra a nação Munduruku

Esta quarta, 26 de maio, foi um dia terrível. Criminosos ligados ao garimpo que invade, destrói, empesteia e mata no território Munduruku,...

Garimpeiros atacam e incendeiam aldeia de liderança Munduruku contrária ao garimpo no Tapajós (PA)

Do MPF - Um grupo de garimpeiros armados atacou nesta quarta-feira (26), no início da tarde, a aldeia Fazenda Tapajós, em...