Senado poderá fazer nova diligência para apurar denúncias sobre de Belo Monte

0
169

A senadora Marinor Brito (PSOL), titular da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa  dará entrada no senado federal com um novo pedido de diligência para apurar a série de denúncias que envolvem a construção da Usina de Belo Monte (Blog da Marinor Brito, 26.09.2011).

Em abril deste ano, acompanhada de procuradores do Ministério Público, de especialistas e ativistas de movimentos sociais, a senadora visitou a cidade de Altamira/Pará, um dos municípios que serão atingidos com a construção da barragem. A visita atendeu ao requerimento de sua autoria que solicitou a realização de diligência para ouvir as populações em situação de risco e observar de perto as mazelas que este empreendimento tem trazido à região, como o aumento da violência urbana, a superlotação dos hospitais, o colapso dos sistemas de distribuição de água, entre outras preocupações.

O novo pedido baseia-se no fato de agravamento da situação local, relacionado com as violações de direitos dos povos indígenas, com a desobediência a leis ambientais e ao não cumprimento das exigências sociais do empreendimento.
Durante a visita, em abril, mais de 350 pessoas lotaram a Casa da Cultura de Altamira. Todas elas tinham apenas uma intenção: denunciar, mais uma vez, a realidade sobre a construção da UHE Belo Monte.

Em audiência pública realizada no senado, em 05 de maio de 2011, a senadora divulgou o relatório contendo uma série de problemas sociais advindos da construção da barragem.

A próxima visita, segundo a senadora, deve ocorrer no mesmo período em que será realizado o Seminário Mundial contra Belo Monte, entre os dias 25 e 27 de outubro de 2011, na cidade de Altamira/PA, esperando-se a participação de pessoas de todo o Brasil e de diversos países do mundo. A senadora pretende mobilizar outras autoridades do parlamento brasileiro que tem manifestado preocupações com os rumos do empreendimento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*