Início Notícias Senado poderá fazer nova diligência para apurar denúncias sobre de Belo Monte

Senado poderá fazer nova diligência para apurar denúncias sobre de Belo Monte

A senadora Marinor Brito (PSOL), titular da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa  dará entrada no senado federal com um novo pedido de diligência para apurar a série de denúncias que envolvem a construção da Usina de Belo Monte (Blog da Marinor Brito, 26.09.2011).

Em abril deste ano, acompanhada de procuradores do Ministério Público, de especialistas e ativistas de movimentos sociais, a senadora visitou a cidade de Altamira/Pará, um dos municípios que serão atingidos com a construção da barragem. A visita atendeu ao requerimento de sua autoria que solicitou a realização de diligência para ouvir as populações em situação de risco e observar de perto as mazelas que este empreendimento tem trazido à região, como o aumento da violência urbana, a superlotação dos hospitais, o colapso dos sistemas de distribuição de água, entre outras preocupações.

O novo pedido baseia-se no fato de agravamento da situação local, relacionado com as violações de direitos dos povos indígenas, com a desobediência a leis ambientais e ao não cumprimento das exigências sociais do empreendimento.
Durante a visita, em abril, mais de 350 pessoas lotaram a Casa da Cultura de Altamira. Todas elas tinham apenas uma intenção: denunciar, mais uma vez, a realidade sobre a construção da UHE Belo Monte.

Em audiência pública realizada no senado, em 05 de maio de 2011, a senadora divulgou o relatório contendo uma série de problemas sociais advindos da construção da barragem.

A próxima visita, segundo a senadora, deve ocorrer no mesmo período em que será realizado o Seminário Mundial contra Belo Monte, entre os dias 25 e 27 de outubro de 2011, na cidade de Altamira/PA, esperando-se a participação de pessoas de todo o Brasil e de diversos países do mundo. A senadora pretende mobilizar outras autoridades do parlamento brasileiro que tem manifestado preocupações com os rumos do empreendimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*


Últimas notícias

Belo Monte aumentou emissões de gases-estufa no Xingu em cerca de 3 vezes, diz estudo

Por Folha de São Paulo - Cercada de críticas desde o início do seu projeto, a usina hidrelétrica de Belo Monte gerou...

Justiça cancela acordo do Ibama com a Norte Energia sobre uso da água da Volta Grande do Xingu

Por MPF - A Justiça Federal cancelou o termo de compromisso entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e a...

Punição para a cadeia de culpados pela violência contra a nação Munduruku

Esta quarta, 26 de maio, foi um dia terrível. Criminosos ligados ao garimpo que invade, destrói, empesteia e mata no território Munduruku,...

Garimpeiros atacam e incendeiam aldeia de liderança Munduruku contrária ao garimpo no Tapajós (PA)

Do MPF - Um grupo de garimpeiros armados atacou nesta quarta-feira (26), no início da tarde, a aldeia Fazenda Tapajós, em...