Início Notícias Fiscalização para obra ligada a Belo Monte

Fiscalização para obra ligada a Belo Monte

O MPT (Ministério Público do Trabalho) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Pará interditaram um alojamento de trabalhadores e paralisaram a construção de uma escola próxima à barragem principal da usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA) (Folha de São Paulo, 25.11.2011).

Uma comissão do MPT foi criada só para acompanhar a obra da hidrelétrica. Em fiscalização itinerante, procuradores do trabalho encontraram condições precárias de higiene e de acomodação para trabalhadores de uma empreiteira de nome Tropical Engenharia.

A Tropical é uma das terceirizadas contratada pela Nesa (Norte Energia S.A.), responsável por Belo Monte.

A empresa construía unidades educacionais na região. Essas unidades fazem parte da relação de obras compensatórias exigidas na licença ambiental que autorizou a Norte Energia a iniciar a construção da hidrelétrica.

A Prefeitura de Altamira chegou a pedir a paralisação da obra de Belo Monte devido aos atrasos de entrega dessas obras emergenciais.

O procurador do trabalho Hideraldo Machado disse ontem que ainda tentava localizar o comando da Tropical para notificá-la sobre as irregularidades na obra. A Nesa já havia sido informada do fato, segundo o MPT. À Folha, a Norte Energia disse que não havia sido notificada oficialmente.

A Norte Energia dividiu as obras em dois grandes grupos. O CCBM (Consórcio Construtor de Belo Monte) – que reúne as empreiteiras, como Andrade Gutierrez, Odebrecht, Camargo Corrêa, entre outras, é responsável pelas grandes obras, como as das barragens Pimental e Belo Monte, além dos diques e dos canais.

Há também uma série de contratos com empreiteiras para pequenos projetos, como a construção de escolas e postos de saúde, que serão entregues aos municípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*


Últimas notícias

Nota de solidariedade ao povo Munduruku

O Movimento Xingu Vivo para Sempre quer expressar sua solidariedade ao povo Munduruku, sua indignação contra o cotidiano de violência a que...

Beiradeiros, Xingu Vivo e SDDH entram com representação criminal contra responsáveis por danos à Volta Grande do Xingu

Depois da divulgação de um acordo firmado entre o Ibama e a Norte Energia que, na última semana, permitiu que a empresa...

Ibama e a sentença de morte do Médio Xingu

Por Verena Glass - No ano de 2020, o Médio Xingu sofreu uma das piores secas da sua história. Aliado a um...

Ibama contraria ministério e mantém decisão de determinar que Belo Monte libere água no rio Xingu

André Borges, O Estado de S.Paulo - Pressionado de todos os lados pelo governo, o Ibama decidiu levar adiante a sua decisão...