Início Notícias Jovem cientista aproveita cerimônia no Planalto para protestar contra Belo Monte

Jovem cientista aproveita cerimônia no Planalto para protestar contra Belo Monte

A paulista Ana Gabriela, de 19 anos, foi uma das premiadas do evento – ficou em primeiro lugar na categoria estudante do ensino médio com a pesquisa “Embalagens ecológicas para mudas”. Ao subir ao palco para receber o prêmio das mãos da presidente, apareceu com a frase “Xingu vive” escrita no braço e trocou palavras com Dilma ( O Estado de S. Paulo, 06.12.2011).

“Falei com ela sobre Belo Monte rapidinho, ela não demonstrou interesse, não deu muita importância”, disse Ana Gabriela. “Pedi que ela desistisse da usina e salvasse o Xingu. Não queria perder a oportunidade de estar na frente de tantas autoridades políticas e não demonstrar o meu interesse pela vida no Xingu.”

Segundo a estudante, a presidente deu uma resposta monossilábica (“Tá”) e continuou sorrindo à frente das câmeras. Ana Gabriela disse que não é ligada a organizações não-governamentais , mas afirmou que costuma participar de protestos contra Belo Monte. A 25.ª edição do Prêmio Jovem Cientista bateu recorde de inscrições – 2.321 trabalhos foram analisados, um número 7% maior que o da edição passada.

A Universidade de São Paulo (USP) destacou-se, aparecendo em segundo lugar na categoria estudante graduado (Karin Regina Marins), segundo lugar na categoria estudante do ensino superior (Cibele Rosa Oliveira) e na premiação ao professor Lázaro Zuquette na categoria menção honrosa.

Em seu discurso, Dilma disse que “se não tivermos produção científica em nosso solo não realizaremos todo o potencial desse País”. A presidente também aproveitou a cerimônia para afagar o ministro da Educação, Fernando Haddad, pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo.

“Queremos uma qualidade da educação massiva, está aqui o ministro Fernando Haddad, responsável e vem sendo sistematicamente um dos líderes da renovação da questão educacional no Brasil. Sem ele nós não teríamos a possibilidade de construir esse projeto que é o projeto de transformar esta década em década que o governo vai se ocupar estrategicamente da questão da ciência e da tecnologia.”

8 COMENTÁRIOS

  1. Quanta hipocrisia dos nossos amados políticos! A Dilma promovendo Fernando Haddad e destacando a importância da produção científica em nosso país. Se nossos queridos e amados políticos estivessem preocupados e se importando tanto com a produção científica ou de fato com nosso ambiente, dariam um pouco mais de atenção sobre a devastação que será instalada na região onde será implantada a Usina de Belo Monte. Aliás, um pouco de atenção não, dessem atenção de fato, pq um pouco ela já está dando, mas não precisamos do "pouco" precisamos de atenção, "atenção de verdade". Por isso digo HIPOCRISIA, porque o que interessa para nossos amados e queridos políticos é a GRANA! Tão somento o amado e querido dinheiro!!!

    • parabéns Ana… e cabe tbm a nós nação brasileira fazer alguma coisa, temos opções de energia eolica e solar q gerariam mto mais energia sem prejuizo.. acho q o q esta faltando é gnt querendo pensar em alternativas..
      não vamos mexer no q Deus fez tão perfeitamente, é ridiculo querer alagar terra e secar rio pra gerar uma quantidade pequena de energia ja q o local grande parte do ano passa por uma seca grande….

  2. Pra variar, propaganda política e demagogismo. A Dilma fala que "se não tivermos produção científica em nosso solo não realizaremos todo o potencial desse País". Assim ela entra em contradição.

    A nossa Ilma Presidente não dá ouvidos a todos os cientistas e ambientalistas que são contra a suspensao das multas de desmatamento das app's, bem como o veto da reforma do novo código florestal, inicialmente proposto pelo Aldo Rebelo, outro deputado que precisa repensar seus conceitos sobre sustentabilidade. O mais ridículo disso é ver a nossa Presidente fazendo propaganda do Haddad… só digo uma coisa: do jeito que tá, o meu voto eles não vão ter nem em um milhão de anos.

  3. Parabens Ana Gabriela por sua inteligência e coragem. Acredito nos jovens, pois via de regra são sinceros e destemidos. Lamento pela Presidenta ter perdido a oportunidade de ter compartilhado ideias com você.

  4. A Presidenta Dilma não quis nem saber lógico, porque ela só assina as cagadas dos gambás do Senado. BANDO DE CORNOS(AS) NOJENTOS(AS). APARECER VOCÊS QUEREM, FALSOS ROBBIN HOODS. Lambem os RICOS PRA BATER NOS POBRES… UM DIA TERÃO A VEZ DE VCS, DEUS É JUSTO COM TODOS OS SEUS FILHOS…

  5. QUEM PRECISA DE MAIS CIÊNCIA? VEMOS O EXEMPLO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. COM TODA TECNOLOGIA E SOFRE COM A REBELIÃO DA NATUREZA, A QUAL NÃO TOLERA O ABUSO DOS HOMENS BURROS DESSE MUNDO DOMINADO AINDA POR PESSOAS MÁS, EGOÍSTAS, DESAVERGONHADAS, INTERESSEIRAS E FARDADAS PARA DESFILES DE ESCOLAS DE SAMBA NA AVENIDA. O CARNAVAL ACABOU, AAAH NÃO QUEREM TIRAR SUAS MÁSCARAS?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*


Últimas notícias

Banzeiro, o novo podcast do Movimento Xingu Vivo

A partir de julho de 2020, o Movimento Xingu Vivo para Sempre passa a produzir o podcast Banzeiro, para falar de coisas...

Podcast BANZEIRO

A partir de julho de 2020, o Movimento Xingu Vivo para Sempre passa a produzir o podcast Banzeiro, para falar de coisas importantes para...

Projeto Belo Sun coloca Amazônia brasileira em risco de contaminação

ISA - Uma avaliação técnica concluiu que a mina de ouro que a empresa canadense Belo Sun Mining pretende instalar na Volta...

Debate Amazônia em conflito: quem põe preço e quem dá valor – a disputa entre os predadores e os povos da floresta

A Amazônia sempre esteve em disputa entre os que a parasitam e aqueles que nasceram nos territórios e deles vivem. Há...