Altamira é campeã de desmate em maio

WE BUILD CONNECTIONS WITH ORGANIZATIONS AND COOPERATE WITH SMART PEOPLE ALL OVER THE WORLD

O município de Altamira (PA), onde será construída a hidrelétrica de Belo Monte, foi o campeão de desmatamento na Amazônia em maio (Folha de São Paulo, 22.06.2011).

Os dados são da ONG Imazon e podem refletir uma pressão sobre a floresta devido à expectativa de construção da usina, que recebeu licença de instalação no começo deste mês.

O SAD, sistema de monitoramento de desmatamento via satélite desenvolvido pelo Imazon, detectou um crescimento da devastação amazônica de 72% no mês passado em relação a maio de 2010. Em toda a região foram perdidos 165 km2 de mata. Houve, porém, queda em relação a abril, quando o corte raso sofreu uma explosão de 362% e chegou a quase 300 quilômetros quadrados.

Sozinha
Altamira desmatou sozinha 22 quilômetros quadrados em maio, o dobro do desmatado em abril. Segundo Adalberto Veríssimo, pesquisador do Imazon, a expectativa sobre Belo Monte é o fator que melhor explica o dado.

Em segundo lugar na lista de desmatadores do mês de maio está Porto Velho, que também abriga mega-hidrelétricas (Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira).

Ações de antecipação ao fluxo de migrantes em Altamira estavam entre as 40 condicionantes que o Ibama impôs ao consórcio responsável por Belo Monte, a Norte Energia, antes de emitir a licença de instalação. O Ministério Público do Pará entrou na Justiça contra a licença, dizendo que as condicionantes não foram cumpridas.

O Inpe divulga hoje as estatísticas de desmate do sistema Deter, que usa imagens dos mesmos satélites que o sistema do Imazon, mas um processamento diferente. Os dados devem mostrar queda no desmatamento em maio.

Segundo Veríssimo, é cedo para comparar as tendências entre os dois sistemas, porque as metodologias são diferentes. Além disso, a cobertura de nuvens na Amazônia ainda está alta (foi de 47% em maio), o que atrapalha.

“Mas acho que vamos terminar o ano [os dados são coletados de agosto a julho] com tendência de alta, mais perto de 8.000 quilômetros quadrados do que dos 6.000 do ano passado”, afirmou.

Comments (1)

Hahahaha. I’m not too bhrgit today. Great post!

Deixe um comentário