Quem somos

Desde 2008 na luta pela vida na Volta Grande do Xingu

Movimento Xingu Vivo para Sempre (MXVPS) é uma organização social que desde 2008 atua na região de Altamira e nas áreas de influência do projeto da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. É uma das principais forças que se opuseram à instalação da usina no rio Xingu, atuando com organizações territoriais, comunidades tradicionais, pescador@s, ribeirinh@s, movimentos de mulheres, trabahador@s e morador@s das periferias, entre outros, contando com o apoio de  organizações locais, estaduais, nacionais e internacionais.

Após o término da construção de Belo Monte, o Movimento Xingu Vivo segue acompanhando as comunidades afetadas, denunciando violações de direito, trabalhando com os Núcleos Guardiões do Xingu, o Conselho Ribeirinho e os movimentos de mulheres da região, além de acompanhar, monitorar e pressionar os órgãos públicos e o Estado em relação a políticas públicas para as comunidades na Volta Grande do Xingu.

O Xingu Vivo também é o principal movimento de resistência contra a mineradora canadense Belo Sun, que pretende instalar na Volta Grande do Xingu a maior mina de ouro a céu aberto do país. Nesse sentido, tem trabalhado com as comunidades locais e participado de articulações nacionais e internacionais de luta contra Belo Sun.

O objetivo da atuação do Movimento Xingu Vivo é a defesa das populações atingidas e violadas por Belo Monte, das comunidades ameaçadas por Belo Sun, dos territórios afetados pelo modelo predatório de desenvolvimento vigente, bem como a inclusão prioritária e transversal da questão de gênero em seu trabalho.