Skip to main content Scroll Top

Protesto contra Belo Monte na embaixada do Brasil nos EUA

WE BUILD CONNECTIONS WITH ORGANIZATIONS AND COOPERATE WITH SMART PEOPLE ALL OVER THE WORLD

WASHINGTON — Dezenas de pessoas protestaram esta segunda-feira em frente à embaixada do Brasil em Washington para pedir que seja suspensa a construção da hidrelétrica de Belo Monte, o que, segundo os manifestantes, marcaria “o fim da Amazônia como conhecemos” (AFP, 22.08.2011).

“A Amazônia tem que ser protegida pelo bem-estar dos indígenas, dos brasileiros e, em última instância, de todo o mundo”, disse Andrew Miller, da Amazon Watch, organização não governamental que coordenou o protesto.

Os manifestantes exibiam cartazes com as cores da bandeira brasileira e com os dizeres “Respeitem os direitos dos indígenas. Detenham Belo Monte”.

Enquanto bradavam palavras de ordem como “parem com a violência”, os manifestantes exibiam fotos da missionária americana Dorothy Stang, defensora dos direitos dos habitantes da Amazônia, assassinada em fevereiro de 2005.

“Este é o começo do fim da Amazônia como conhecemos”, afirmou Cristina Mittermeier, fotógrafa ambientalista que trabalhou por duas décadas com etnias indígenas que serão afetadas por Belo Monte, que provocará o deslocamento de 16.000 indígenas no estado amazônico do Pará.

A Amazon Watch tinha previsto realizar nesta segunda-feira protestos nas cidades americanas de Los Angeles, Nova York, San Francisco e Miami, depois que no fim de semana foram registrados protestos contra Belo Monte em umas 15 cidades brasileiras.

Os manifestantes entregaram uma carta com críticas a representantes da embaixada do Brasil na capital americana.

A ONG tem prevista uma manifestação durante a Assembleia Geral da ONU, que será celebrada em setembro em Nova York, na qual deverá estar presente a presidente Dilma Rousseff.

O governo do Brasil “tem sido líder” na defesa da Amazônia, mas com a gigantesca hidroelétrica que inundará 516 km2 em duas represas no rio Xingu, “põe-se em risco muitos avanços”, afirmou Miller.

Comments (1)

OLHA SÓ O QUE OS ESTADOS UNIDOS FAZEM COM SUAS FLORESTAS!! http://www.youtube.com/watch?v=KEPLa-T9g4U

Deixe um comentário