Início Notícias Protesto contra Belo Monte na embaixada do Brasil nos EUA

Protesto contra Belo Monte na embaixada do Brasil nos EUA

WASHINGTON — Dezenas de pessoas protestaram esta segunda-feira em frente à embaixada do Brasil em Washington para pedir que seja suspensa a construção da hidrelétrica de Belo Monte, o que, segundo os manifestantes, marcaria “o fim da Amazônia como conhecemos” (AFP, 22.08.2011).

“A Amazônia tem que ser protegida pelo bem-estar dos indígenas, dos brasileiros e, em última instância, de todo o mundo”, disse Andrew Miller, da Amazon Watch, organização não governamental que coordenou o protesto.

Os manifestantes exibiam cartazes com as cores da bandeira brasileira e com os dizeres “Respeitem os direitos dos indígenas. Detenham Belo Monte”.

Enquanto bradavam palavras de ordem como “parem com a violência”, os manifestantes exibiam fotos da missionária americana Dorothy Stang, defensora dos direitos dos habitantes da Amazônia, assassinada em fevereiro de 2005.

“Este é o começo do fim da Amazônia como conhecemos”, afirmou Cristina Mittermeier, fotógrafa ambientalista que trabalhou por duas décadas com etnias indígenas que serão afetadas por Belo Monte, que provocará o deslocamento de 16.000 indígenas no estado amazônico do Pará.

A Amazon Watch tinha previsto realizar nesta segunda-feira protestos nas cidades americanas de Los Angeles, Nova York, San Francisco e Miami, depois que no fim de semana foram registrados protestos contra Belo Monte em umas 15 cidades brasileiras.

Os manifestantes entregaram uma carta com críticas a representantes da embaixada do Brasil na capital americana.

A ONG tem prevista uma manifestação durante a Assembleia Geral da ONU, que será celebrada em setembro em Nova York, na qual deverá estar presente a presidente Dilma Rousseff.

O governo do Brasil “tem sido líder” na defesa da Amazônia, mas com a gigantesca hidroelétrica que inundará 516 km2 em duas represas no rio Xingu, “põe-se em risco muitos avanços”, afirmou Miller.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*


Últimas notícias

Um balanço da situação da Amazônia sob Bolsonaro em tempos da Covid 19

Por Rosa AcevedoNesse momento, alguém morre e será enterrado como mais uma nova vítima da COVID 19 na Amazônia. Milhões sentem os...

Protesto contra Norte Energia na Transamazônica termina com demandas enviadas ao MPF

Depois de cinco dias de ocupação e trancamento da Transamazônica na altura do km 27, a manifestação de pescadores, ribeirinhos, agricultores e...

Amazon Communities Protest to Maintain the Xingu River Alive

Foto: Lilo Clareto This Monday morning (11/09), over 150 representatives of fishermen, riverbank communities, family farmers and the...

Comunidades de 5 municípios trancam a Transamazônica por liberação de água no Xingu

Na manhã desta segunda, 9, cerca de 150 pescadores, ribeirinhos, pequenos agricultores e indígenas Curuaya e Xipaya dos municípios de Altamira, Senador...