O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte foi ocupado por indígenas e pescadores na última quinta-feira (27). Leia mais sobre o assunto aqui.
Clique nas fotos para ampliá-las.
Posts relacionados
Os atores Marcos Palmeira, Dira Paes, Leticia Spiller, Brita Brazil e Victor Fasano foram alguns dos que enviaram declarações de…
BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje o decreto que estabelece regras para que os novos…
Lula deu a sua palavra de que o governo federal “não enfiaria Belo Monte goela abaixo” de povos indígenas, movimentos sociais e outros grupos da sociedade brasileira. Mas não é bem o que está ocorrendo
Em mais um atropelo no processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou hoje a licença de instalação que autoriza o início das obras, mesmo sem o cumprimento das condicionantes e em clara oposição à recomendação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) de suspender o projeto até que o direito à consulta livre, prévia e informada dos povos indígenas sobre a obra seja assegurada.
Entre os dias 25 e 29 de novembro, acontece em Santarém, Pará, o quinto Fórum Social Panamazônico, evento ligado ao …
Leonardo Boff* O governo Lula possui méritos inegáveis na questão social. Mas na questão ambiental é de uma inconsciência e…
Assista a depoimentos do Grande Cacique Raoni, líder da tribo dos Kayapó, e de Antonia Melo, líder do Movimento Xingu Vivo para Sempre
Cresce entre os povos indígenas a certeza de que vai sobrar para eles a maior parte da fatura resultante da construção da megausina no rio Xingu (Caros Amigos)
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) estará presente com uma delegação que levará as experiências de luta e organização dos atingidos no Brasil
Data: 05 de outubro de 2010 Veículo: ISA A partir do pedido de licença não previsto na legislação, feito pelo…
Se posicionando nesse confronto, os procuradores que acompanham o empreendimento apresentam como argumento à Justiça, pela primeira vez, o direito da natureza, violado por Belo Monte.
Apesar do aumento das pressões para a construção de Belo Monte, ainda não é tarde para ajudar a impedir este desastre.
Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) reconhece a existência de um padrão de violações dos direitos humanos na construção de barragens (fonte: Movimento dos Atingidos por Barragens).
Com a saída de Marina Silva (PV) da corrida presidencial e a disputa entre dois candidatos cujas principais propostas não…
Famílias relataram ao MPF que técnicos da Norte Energia S/A estão ingressando nas propriedades mesmo sem autorização. Investigação está sendo conduzida em Altamira
Os verdadeiros invasores expulsaram os verdadeiros donos das terras 🙁