Início Notícias Artistas se engajam na campanha contra Belo Monte e pela vida do...

Artistas se engajam na campanha contra Belo Monte e pela vida do Xingu

A luta pela proteção do rio Xingu e de seus povos ganhou um reforço de peso nesta terça, 15: 19 atrizes e atores lançaram no Rio de Janeiro o vídeo “Gota d’Água+10”, em que questionam a construção da hidrelétrica de Belo Monte no Pará. Com direção de Marcos Prado (diretor de “Estamira”, “Ônibus 174” e “Os Carvoeiros”, e produtor de “Tropa de Elite”), o vídeo apresenta Ary Fontoura, Bruno Mazzeo, Carol Castro, Ingrid Guimarães, Isis Valverde, Juliana Paes, Cissa Guimarães, Claudia Ohana, Dira Paes, Letícia Sabatella, Maitê Proença, Elisangela Vergueiro, Eriberto leão, Guilhermina Guinle, Marcos Palmeira, Murilo Benício e Nathalia Dill, além de Sergio Marone, idealizador do projeto.

É a Gota D’ Água +10 from Movimento Gota d’ Agua on Vimeo.

O tema central do vídeo é o questionamento da polêmica construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, marcada por ilegalidades e graves violações de direitos humanos. Neste trabalho, o grupo de artistas reforça, de forma clara e didática, os argumentos já apresentados por diversos setores da sociedade, como ambientalistas, pesquisadores, cientistas, organizações de defesa dos direitos humanos e o Ministério Público Federal.

A iniciativa deu início ao Movimento Gota d’Água (www.movimentogotadagua.com.br), liderado pelo ator Sérgio Marone e pela jornalista Maria Paula Fernandes. Em sua primeira campanha, o movimento quer envolver a sociedade brasileira na discussão sobre o planejamento energético do Brasil pela análise do que acontece em Belo Monte.

“Nosso movimento surgiu da necessidade de transformar indignação em ação. Queremos mostrar que fazer o bem é um bom negócio, e envolver a sociedade brasileiras na discussão das causas que afetam nosso país”, disse Marone.

Para se engajar na luta pela proteção do Xingu, os artistas criaram uma petição pedindo à presidente Dilma Rousseff a interrupção imediata das obras de Belo Monte e o incentivo a políticas alternativas de geração de energia genuinamente limpas e justas para toda a população brasileira. E fazem um apelo público: passe o link para 10 amigos!

Participe – assine a petição aqui:
http://www.movimentogotadagua.com.br/assinatura

ATENÇÃO: ESTA CAMPANHA JA FOI ENCERRADA

78 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria que fizessem uma campanha com esse calibre em favor do ficha limpa, voto aberto e 10% do PIB para a educação. Porque não fazem? Eu , sou a favor de barrar as obras dessa barragem, mas, tudo começa lá.!!!. lá no congresso, através da impunidade e corrupção! Temos que unirmos nossas forças e combater todos os tipos de atos ilícitos no Brasil.

    • Primeiro, o dicionário nos ensina que genocídio é destruição de populações ou povos. Não é contra a natureza. Nós das grandes cidades somos os principais culpados por Belo Monte e outras usinas. Toda essa energia será usada para suprir nossas demandas básicas: elevador, ar condicionado ou ventilador, refrigerador, TV, cineminha, cerveja gelada, teatro, shows, balada. Sem falar no conforto que os shoppings nos oferecem, nas roupas que usamos a cada estação. O que podemos fazer? Diminuir todo esse consumo. Está disposta a abrir mão deles?

  2. Os indios foram os primeiros moradores do Brasil pois isso eles tinha que ter mas respeito.Eles são considerados a partir de um conjunto de imagens e crenças amplamente disseminadas pelo senso comum: eles são os donos da terra e seus primeiros habitantes, aqueles que sabem conviver com a natureza sem depredá-la.

  3. Quase a totalidade dos nomes do estados brasileiros homenageiam os rios, as águas, a vida. Será que no futuro vamos ter que trocar o nome dos estados, para não lembrar do mal que fizemos a eles?

  4. Queria saber se algum de vcs conhece Altamira no Pará? E mais a Amazonia é muito rica em agua sendo q as Usinas não vão beber uma gota de agua pois continuará a mesma quantia e eu poderia ficar o dia todo falando da necessidade destas benfeitorias para o Estado pq moro aqui e sei da necessidades. Só pra informação Altamira é o maior municipio do mundo é maior q muitos Paises, tem distrito de Altamira q fica a 800 km de distancia da sede do Municipio então é facil falar q não precizamos de energia nem de estradas e nem de progresso algum!!!!

    • Então Zita, esse progresso que você espera será o progresso que destruirá tudo o que voce conhece hoje, Belo Monte não respeita a natureza tampouco quem vive na região, você acha q eles se importão com voces? Estão preocupados no lucro desse empreendimento, pois formas de se gerar energia existem inumas, muito mais viaveis que esta. Altamira explodirá demograficamente, a paz e o sossego que voces provavelmente tem hoje acabará! Esta falta de progresso em meio a uma riquesa natural tão grande talvés seja uma dadiva..

  5. Gostaria que os artistas globais apresentassem a conta de luz de suas residências, como prova de que levam uma vida realmente sustentável, e de que não podem abrir mão de Belo Monte.

  6. O video contém várias informações erradas.

    1. o Parque do Xingu não está abaixo da usina, mas bem acima dela;

    2. o lago não inundará 640 km2 de floresta. Metade dos 536 km2 são a própria calha do rio Xingu, e metade da área de fato alagada já está desmatada;

    3. o ciclo hidrológico do rio Xingu é defasado do ciclo hidrológico dos rios do Sudeste, de modo que o pico de chuva lá ocorre depois do pico do rio Paraná. Então Belo Monte via gerar em plena carga durante a seca do Sudeste. Isso dá uma enorme folga para o sistema nacional de geração de energia. Pena que os artistas não entendam nada disso;

    4. aos que criticam a eficiência de Belo Monte, saibam que as eólicas são muito piores, e não pagam compensação financeira aos municípios onde se instalam. Sabem o que é compensação financeira?

    4. dos 30 bilhões que a obra custa, 4 bilhões se referem a ações ambientais. Isso não é interessante mencionar.

    Agora eu lhes pergunto:

    quanta energia foi gasta no SWU? O biodiesel que usaram para alimentar os geradores veio de onde? E a energia da produção das bebidas consumidas, da refrigeração dessas bebidas, da produção dos alimentos consumidos, do gasto com tratamento do esgoto… A área onde foi realizado o evento era um enorme descampado, em uma região onde outrora ocorria Mata Atlântica.

    Antes de criticarem Belo Monte, reflitam bem sobre o seu modo de vida, sobre seu próprio consumo. Comecem verificando a conta de luz de sua casa.

    • Ok, respeito inteiramente seu ponto de vista mas, só espero que você tenha mudado o seu jeito de vida, e não só refletido. Pensar até meu irmão de 3 anos consegue. Não dá para revolucionar o mundo, parar com os festivais de música e algo do tipo, isso já é real e é dificilmente mutável, tenho 17 anos, e eu, o público em geral e o capitalismo querem esses eventos. O que dá é para mudar certo pontos, tal como a construção dessa usina. Compreendi o seu ponto até o momento que o SWU foi citado, a partir dali também, não discordei inteiramente, acho também que há um quê de contrassenso na realização desse festival mas é melhor um festival desse gênero que um outro qualquer, despreocupado ambientalmente.

  7. No video fala-se em energia sustentavel, eólica e solar, mas efetivamente essas duas formas de captaçao de energia para a regiao sao inviaveis, ja que é necessario ventos constantes e sol, logico que ha sol o dia inteiro, mas apenas isso nao é o bastante, é necessario uma irradiaçao minima para que a captaçao seja efetiva.

    • Muito bem, Natalia. Também convém lembrar que as cidades isoladas no meio da floresta sobrevivem às custas de óleo diesel, emitindo gases de efeito estufa e sujeitos a apagões frequentes. São demandas reprimidas para o setor. Haveria mais contribuição se fossem apresentadas alternativas para essas regiões e propostas para sua viabilização. Não adianta discutir geração de energia com quem não tem a menor noção de como o sistema elétrico brasileiro funciona. É como discutir evolução com evangélicos criacionistas. Infelizmente os globais e ONGs criaram uma espécie de religião esotérica, baseada na mamãe Natureza. A Natureza não é mãe de ninguém, quem é fraco vira comida para outros bichos.

  8. Caros, podem ter havido informações equivocadas no vídeo – mas vejam -eles se preocuparam e se envolveram com uma discussão inadiável – qual é a matriz energética do Brasil hoje? é ela que nós – sim nós que pagamos as contas e vivemos neste solo – queremos para o nosso futuro? o governo fez plebiscito para instruir e envolver a sociedade nesta decisão? Se vcs precisam de esclarecimentos cientificos e técnicos sobre o que representa belo Monte, leiam o relatório do Painel dos Especialistas – http://www.internationalrivers.org/files/Belo%20M… – façam outras buscas -tem documentários produzidos, estudos e sites de mobilizações -assim tirem suas conclusões.

  9. Cuidaddo prezidente Dilma, a naturesa pode se revoltar contra vossa senhoria, a senhora lembra que o ex prezidente Lula falou p/ o nosso bispo Dom Erwym que não ia empurrar a barragem de guela abaixo do povo de Altamira e região?. E não cumpriu com a promessa. Agora ele é que estar com guela doente, será que não é um pedaço de concreto de barragens que quer barrar a garganta dele? cuidado a justiça dos homes não é justiça, o que predomina é o dinheiro e o poder. Mas a justiça de Deus é verdadeira e julga conforme merece ser julgado(a) A Justiça de Deus tarda mas não falha. Por isso cuidado os poderes aqui do mundo é passageiro e o Poder de Deus é eterno e verdadeiro. Por isso reflita melhor.

  10. Louvável a atitude de vocês, artistas, de entrarem nesta campanha contra a construção da usina de Belo Monte. Mais a pergunta que não quer calar. Por que não fazem a mesma coisa contra a CORRUPÇÃO em NOSSO PAÍS, contra os desmandos do governo federal.
    Realizam a parada gay- MILHÕES DE PESSOAS ACOMPANHAM ESSA …………!
    REALIZAM A marcha pra jesus- coisa boa-MILHÕES DE PESSOAS ACOMPANHAM.
    Por que será que contra essa roubalheira que se instalou no Brasil,grupos importantes como o de vocês não fazem nada? Será que estão também comprometidos como as centrais sindicais, a UNE etc & tal? Gostaria de vê-los também lutando pela moralidade de nosso País. Inspelhem-se no Ivan Lins, que deu a cara para bater anarquisando com os CORRUPTOS.
    Mais quero parabenizá-los pela atitude e compartilho deste movimento contra Belo Monte.

  11. Gostaria que o Rodrigo de Filippo me respondesse.
    Quem ficará com as mazelas de Belo Monte, e quem se beneficiará delas? nenhum % da energia gerada por ela atenderá nossa região, será toda destinada para atender as empresas do centro-sul do Brasil. O próprio governo aponta que a UHE de Belo Monte vai gerar 18mil empregos diretos e 22 mil indiretos, sendo que a estimativa de migração para a região é de 100 mil, ou seja, 60 mil pessoas desempregadas vão formar os bolsões de pobreza nas cidades que não possuem infraestrutura para receber este contingente, somos lembrados apenas para favorecer o desenvolvimento das regiões do centro-sul. A lei Kandir e a Federalizaçção das terras PARAENSES são outros exemplos.

    • Com certo atraso gostaria de responder à pergunta: Foi contruída uma linha de transmissão na margem esquerda do rio Amazonas, que sai de Macapá e vai até Manaus. Um prolongamento dela até Boa Vista ainda não saiu do papel por conta de questões que não cabem nesta resposta. Essa linha que mencionei está conectada a Tucuruí e Belo Monte que, por sua vez, estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional. Portanto, Manaus, Macapá, Oriximiná e outras cidades que se conectarem a essa linha recebem agora energia não apenas dessas duas usinas, mas de todo o Brasil. Para conhecer o Sistema Interligado Naciona, acesse o site do Operador Nacional do Sistema (ONS). Além disso, para evitar o apagão na cidade de Santarém, está na fase de licenciamento ambiental uma linha de transmissão que sairá de Belo Monte para Santarém. Outras linhas menores já foram licitadas e levarão energia para cidades com Parintins. A energia de Belo Monte também é distribuída para a todas as regiões do Pará ligadas diretamente à usina de Tucuruí, por causa da ligação entre elas. Tucuruí já abastecia o Nordeste, portanto a energia de Belo Monte também fluirá para o Nordeste, e será distribuída também para o Centro-Oeste. Portanto, todas as cidades que estão ligadas ao Sistema Interligado Nacional recebem energia gerada em todas as regiões do país, o sistema é tão complexo e interligado (93% do território nacional) que as distribuidoras de energia podem contratar energia de qualquer região, do Pará ao Rio Grande Sul, de Sergipe a Rondônia. A energia de Belo Monte será para todos os brasileiros por causa do SIN. Consulte o site do ONS e conheça esse sistema.

  12. Concordo em parte com os globais. Muitos Pseudo-artistas que precisam aparecer a qualquer custo. Seja onde for. São defensores do verde, isto é fato. O verde do Santo Daime, de umas ervas que se fuma escondido, e principalmente dos dolares americanos, que ao que me parece está financiando a tal Gota, e enchendo os bolsos dos lideres deste movimento. Movimento este que está atrazado no minimo 5 anos.

    • SANTO DAIME NÃO SE FUMA,SE TOMA,E OS ARTISTAS NÃO PRECISAM SE APARECER,SEUS TALENTOS OS MOSTRAM NATURALMENTE….E OS GOVERNOS JA FIZERAM TANTOS BELOS MONTES POR AÍ.ACHO QUE ESTÁ NA HORA DE ACABARMOS COM ISSO ….FUI

      • antes do governo cogitar sobre isso,poderiam sim mudar toda a iluminação para leds de alta intensidade,pois o consumo de energia cairia assustadoramente,tvs de led,também cairia muito o consumo,e varias outras coisas que poderiam ser reestruturadas…trabalhei muito tempo com eletricidade,então falo com convicção…tede

  13. Esse mundo globalizado e 100% tecnológico vai acabar sim com toda a natureza no mundo. Eu abriria mão de metade desses confortos atuais e viveria como minha vó! e vc, está disposto também? acredito que não! assim não haveria excesso de consumo, com isso, não haveria necessidade de mais energia, seja ela qual for! o fato é que em cada esquina será fácil encontrar um poste fornecendo energia e difícil será encontrar em cada esquina uma árvore para respirarmos melhor, admirarmos e descansarmos ao som dos pássaros… pois é amigos, infelizmente é uma pena para alguns e um VIVA AO "PROGRESSO" para outros…

    • Concordo muitooooo! com voce luciana, pois eu tambem moraria no interior, no mato, como muitos dizem. porém o importante é que se tenha ar para respirar e também passaros cantando a cada amanhecer, e não uma selva de concreto muito quente, onde nem se consegue respirar.

  14. Interessantes os depoimentos … … … se não fossem desprovidos de qualquer argumento minimamente equilibrado e consistente, daquela classe que se auto-intitula … … … intelectual [!?]. Que coisa feia ! Senão vejamos.

    1.”… meu imposto para financiar a Usina” – ledo engano pois se trata de um empreendimento da iniciativa privada;
    2.“… genocídio de índios …” – desnecessário pois os índios praticam o auto-genocídio para contrabandear madeira e minérios das suas reservas e de outros índios. Após a auto-matança e o contrabando eles gastam todo o dinheiro com cachaça, maconha, Toyota Hilux [eles têm bom gosto !], e, … … …, a moçada de vida fácil. Quem quiser comprovar é só ficar na frente de boates de quinta categoria em Altamira, Marabá, Santarém, etc. e ver a indialhada chegando em suas Hiluxs zeradas. A putalhada fica feliz da vida ! A propósito, no início das pesquisas para a construção da Usina haviam menos de 1.000 índios [?] vivendo na área que será alagada. Depois de conhecerem os valores das indenizações, já são mais de 100.000 pseudo-silvícolas.;
    3.“… energia eólica ou solar como alternativa … “ – huuummm – essa é dureza de argumentar. Dessa forma será fácil contra-argumentar. NÃO EXISTE FORMA COMERCIAL DE PRODUZIR E DISTRIBUIR ESSE TIPO DE ENERGIA POIS ELA É MUITO CARA.
    4.“… a Hidrelétrica vai acabar com o Parque Nacional do Xingu …” – essa é dureza ouvir ! Qualquer gorila razoavelmente treinado e que saiba usar um mapa [ou o oráculo … … … Google] sabe da distância que separa os dois. Digamos que um fique no Pará, no Norte do Brasil, e o outro fique no Mato Grosso, no Centro Oeste;
    5.Pra finalizar:é fácil falar de problemas da Região Amazônica sem conhecê-la [nem mesmo pelo Google !];
    6.Na Região Amazônica temos cidadãos brasileiros que querem, e merecem, viver bem como todos os demais, SOBRE E NÃO SOB A FLORESTA;
    7.É fácil reinvidicar o ETERNO atraso da Região Amazônica e não abrir mão de R$0,10 dos royalties do Pré-Sal;
    8.É fácil reinvidicar o ETERNO atraso da Região Amazônica e construir estádios que serão verdadeiros elefantes brancos, SEM LICITAÇÃO;
    9.É fácil cair de porrada na Região Amazônica, maior província mineral do mundo, maior bacia hidrográfica de água doce do planeta, 5ª maior produtora de carne de boi do Brasil, maior produtora de energia elétrica do País [após Belo Monte] E NÃO RECEBER R$0,10 POR TUDO ISSO POIS CABE A UNIÃO [ou seja, distribuído a todos os Estados] ESTA RECEITA. DESSA FORMA O AMAZÔNIDA CONTINUA COM SUA VIDINHA FUDIDA;
    10.Que gente mais hipócrita, acostumada a fazer passeatas todos de branco [que ridículo !] contra a violência e … … … chegando em casa … … … vão direto cheirar o maldito pó [cocaína]. E eu tenho que ouvir esse tipo de … … … intelectualóide PODRE E DECADENTE !
    11.Querem falar da Região Amazônica ? Estudem, visitem-na, CONHEÇAM-NA.
    12.Em tempo: algum dos que são contra esta obra abre mão de energia elétrica em sua casa ? Pois é … … … o sistema elétrico brasileiro está prestes a colapsar. Eis que surge uma Região rejeitada, mal-falada e desconhecida para a maioria dos brasileiros para resolver essa situação. A REGIÃO AMAZÔNICA;
    13.Serei contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no momento que:
    a.O Rio de Janeiro abrir mão do Pré-Sal;
    b.O Ceará deixar de exportar todo açaí do Pará;
    c.São Paulo, Minas, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, reconhecerem a existência do Brasil, acima da Bahia;
    d.A Bahia deixe de se apropriar dos ritmos musicais paraenses;
    e.O Brasil entenda que NORTE que não é com M !

  15. Um pequeno esclarecimento – O BNDES – cujo recursos são públicos – financiará 80% do investimento do projeto. http://www.mme.gov.br/mme/noticias/destaque2/dest…. Outra questão – podemos e devemos conhecer os fatos que circundam Belo Monte – para isto não precisamos estar na Amazônia. É assim que acontece com os diversos assuntos que dizem respeito ao nosso país – buscamos conhecer pelas diversas fontes de informações que estão disponíveis. Agora, uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa – nada de deixar de tomar decisões esperando por outras(não que não sejam importantes) – nosso foco aqui é BM e a matriz energética do Brasil!

  16. Quanto mais ajuda melhor nós povo Brasileiro temos que fazer algo rápido senão será tarde de mais. vamos agir temos voz,vamos fazer algo,um protesto o brasil inteiro.
    O povo Brasileiro tem voz e é a maior autoridade mais que essa presidenta que num faz nada pela gente sou jovem tebho apenas 15 anos e quero lutar pelo meu futuro eo dos meus amigos digo não a essa insanidade. cara essa merda desse projeto só vai funcionar 3 a 4 meses quando o rio tiver cheio
    Dilma toma vergonha em vez de gastar dinheiro com uma insanidade dessa investe em educação,em saneamento básico ajuda o povo pobre do Brasil,cara vc invergonha o Brasil
    Dilma cria vergonha na cara e ouve o povo Brasileiro.

  17. é muito prático morar na dita civilização brasileira, ter a mão toda a praticidade e conforto da via moderna e achar que a população do norte, não tem direito a ter uma vida melhor, melhoramento este que virá com energia elétrica, estradas etc; queria ver se por acaso alguma pessoa que é contra o progresso da região norte, fosse obrigada a morar nesta bela região, se a opiniao, desta pessoa, não mudaria completamente.

  18. O brasil precisa de fato gerar mais energia para surpir a demanda que natuaralmente cresce, mas não precisamos depender de mais uma hidroelétrica no país, o problema Belo Monte é que envolve muito dinheiro e muita gente enriquecem no processo, por que ha outros meios de se obter energia até dos lixos enterrados nas grandes metrópoles; pode-se tirar energia da luz solar, até da merda se tira energia, porque tudo é energia. Se faz necessario que se inspirem nos paises que não dispõe
    dos recursos hidricos existentes no brasil, e tenho convicção de que os consumidores pagam menos pelo KWH.
    O brasil não precisa de trem bala, precisa sim de trens que cruzem o pais de norte a sul transportando cargas e passageiros, retirando de circulação em longas distancias, os caminhões. E para essas empreitadas se faz necessario a presença das Forças Armadas, especialmente o Exercito na avaliação do projeto em seu custo e duração da Obra, bem como fiscalizando as obras. Eu vejo as Forças Armadas como uma extensão do povo brasileiro e não podem ficar submisso aos oportunistas defendendo o ego destes!

    Dirijo aos atores e todos funcionarios da imprensa em geral a se manifestaren contra a sensura que começa a se reemplantar no pais. EU QUERO TER O MEU DIREITO DE VER E OUVIR A FESTA DE ARROMBA NA MINHA TV.!!!…
    Para refletir, no Brasil as obras concluidas nem sempre custa menos que o dobro do previsto, no final da obra!!

  19. eu não concordo com isso ,porqie devemos preservar a natureza e não destrui-la.
    temos que pensar tb nos indios que dependem da natureza e preservam melhor do que tds

  20. antes de destruir essa imensa floresta, o autor do projeto deve estudar outras alternativas que provavelmente terá menor custo e que não causará nenhum impacto ambiental negativo, se não houver criatividade entre os brasileiros, então procurem exemplos em outro pais que não possua recursos hídricos e que resolveram sua necessidade de energia. Destruir a floresta deve ser a última hipótese.'a ser escolhida.

  21. queria q contruisse essa belo monte la em santaluz na bahia pq a seca la ta matando muita gente quemm sabe fazendo uma hidreletrica consigam mandar agua pra la neh rsrsr

  22. vamos protejer o nosso planeta,por gastar tanto num projeto que vai destruir nosso mundo ao invez disso eles deveriam criar um meio de preservação ambiental

  23. Sr. Ronaldo Pereira e Sr. Grisel Crispi:
    As informações que tive sobre a usina Belo Monte vieram através da TV,assim sendo , se um dos orgãos de informação mais respeitados do país, ou pelo menos mais abrangentes nos fornece uma notícia tendenciosa ou ,sejamos compreensivos , falha…Em quem vamos confiar?
    Destacando ainda que nenhum orgão oficial desmentiu a notícia!!! Por favor podenos exclarecer melhor? Obrigada.
    Ivone.

  24. Meu…uma obra de 30 BILHÕES, neguinho não quer nem saber se tá FAZENDO BEM OU MAU, quer tocar a obra porque só de COMISSÃO MEU VELHOOO!!!! haha, VAI ENCHER A CUECA DE MUITA GENTE !!!!! uhuhuuuu

  25. Pensem no ambiente que vão afectar todo o mundo,chega de maltratar a natureza,ela já começou a mostrar o quanto está doente, não pensem que só pobres é vão pagar essa factura alta ao planeta terra.Ela tem demonstrado sobre várias formas o seu desagrado mes infelizmente o ser humano materializado como está não pensa nas consequências o que interessa é ter contas bancárias exorbitantes à custa de vidas humanas, dos seres vivos, só que esse dinheiro não serve para nada depois de mortos, sim porque um vão ter que viajar para a outra vida e eu não queria estar na pele dos destruidores, façam mal e esquecem que existe a lei do retorno, o mal causado vai voltar para todo aqueles que o provocaram, aí quero ver que dinheiro vos defendem.Por uma vez na vida pensem no planeta terra com todos os seus filhos.Sei que o que escrevo não deve valer para nada, mas já fiz a minha parte.Eu estou bem com a vida porque não ando a destruir a natureza, não ando a maltratar o ser humano, nem os animais, pelo contrário,sofro sim com as atrocidades dos que estão no poder.

  26. Todo grande projeto, em que será para o beneficio de todos e para todos deveria existir uma votação, pois todos tem o direito de dar sua opinião já que será em prol de todos. Há muitas coisas sendo feitas, onde muitas vezes as pessoas não sabem e nem opinão e quando se dão por conta já está feito e muitas vezes não é o que o povo realmente desejava. É preciso que os gestores de tais obras, tenham respeito para com um povo e toda uma população.

  27. EU NUNCA FUI A FAVOR DESSE PROJETO,É NISSO QUE DÁ EM COLOCAR IMBECIS NO PODER PORQUE OQUE É PRA ELES FAZEREM ELES NÃO FAZEM, COMO INVESTIR MAIS EM SAÚDE, EDUCAÇÃO E MORADIA, E NÃO EM COISAS INSIGNIFICANTES COMO ISSO E PRESÍDIOS,PRA QUE PRESÍDIOS SE NÃO TEM NINGUÉM DE BEM LÁ,NÃO HÁ GENTE HONESTA LÁ.ELES DEVERIAM PEDIR OPINIÃO AO POVO NA HORA DE FAZER TAIS COISAS !!!.

  28. Amazônia precisa ser recuperada e não mais destruída, quando chegamos os indios já estavam lá, deixem-os viverem em paz e também é preciso lembrar que eles sim sabem cuidar da nossa floresta. DEIXEM A NOSSA FLORESTA EM PAZ ………. NÃO PARA O "PROGRESSO QUE SÓ DESTRÓI" Belo Monte nuncaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa . Tirem energia de outro lugar .

  29. Estamos pagando caro. Primeiro porque estamos destruindo a natureza. Segundo, porque pagamos caro pela energia que usamos. Que o Brasil mude de rumo. Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*


Últimas notícias

Banzeiro, o novo podcast do Movimento Xingu Vivo

A partir de julho de 2020, o Movimento Xingu Vivo para Sempre passa a produzir o podcast Banzeiro, para falar de coisas...

Podcast BANZEIRO

A partir de julho de 2020, o Movimento Xingu Vivo para Sempre passa a produzir o podcast Banzeiro, para falar de coisas importantes para...

Projeto Belo Sun coloca Amazônia brasileira em risco de contaminação

ISA - Uma avaliação técnica concluiu que a mina de ouro que a empresa canadense Belo Sun Mining pretende instalar na Volta...

Debate Amazônia em conflito: quem põe preço e quem dá valor – a disputa entre os predadores e os povos da floresta

A Amazônia sempre esteve em disputa entre os que a parasitam e aqueles que nasceram nos territórios e deles vivem. Há...