Os moradores da área alagadiça de Altamira, acostumados com as enchentes do Xingu, neste ano estão assustados: “A gente saía de casa em março, desta vez a água chegou mais cedo e está subindo muito”, afirma a moradora Célia, que se mudou temporariamente para o Parque de Exposições da cidade. O Xingu já subiu mais de sete metros e já inundou as baixadas.
A subida do rio e o alagamento antecipado é causado pelo barramento do Xingu, iniciado no início de janeiro, pouco abaixo da cidade de Altamira. A Norte Energia está construindo uma ‘”estrada” de 500 metros no leito do Xingu, desviando-o até o local onde pretende construir a principal casa de força de Belo Monte. “Se você cerca o rio, é claro que a água represa”, dizem as pessoas.
Na última quarta-feira (2), a área alagadiça de Altamira, onde moram centenas de famílias, estava movimentada com a realocação das pessoas. Caminhões circulavam os bairros e as famílias se mobilizavam, umas ajudando as outras, e, com apoio da prefeitura local, quase 100 famílias se mudaram temporariamente para o Parque de Exposições.
“Nos outros anos colocaram aqui até mil famílias, e a situação fica insuportável. Vamos precisar de mais abrigos”, afirmou Edzângela, militante do MAB e moradora no bairro. O tempo de morada no Parque pode durar até maio, tudo depende do que vão fazer com as águas do Xingu.
Fonte: mabnacional.org.br
e isso mesmo esse barramento no leito do rio xingu esta destruindo nosso belo rio e acaabando com a vida do nosso povo acho que devemos ter mais atitude para lutarmos juntos contra essa destruiçao do nosso rio xingu vamos nos unir
Começou a cair as ficha da DITADURA PETISTA …ACORDA BRASIL ! IMPEACHMENT NO GOVERNO PETISTA !!
Não sou partidária mas não concordo que Belo Monte seja um "problema" do governo petista. O culpado? claro que é o estado! Mas Belo Monte foi pensada na década de 1970 e a "bomba" estourou no atual governo, poderia ter sido antes ou depois, mas independente da gestão existe uma questão que é central: Belo Monte já está sendo construida e há uma resposta negativa que as pessoas apresentam em função da construção da barragem e isso ocorre em decorrência do não preparo para lidar com as adversidades.
Existe outra situação que é espantosa, o Plano Diretor de Altamira, o Plano Básico Ambiental, as condicionantes de Belo Monte, e o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Região de Integração do Xingu falam de ações demandadas para a área diretamente afetada pelo empreendimento, assim como das necessidades emergentes da área diretamente afetada, no entanto, consideram uma situação estática. Visa contemplar "1000 e tantas" famílias atingidas pelas inundações, mas deixam de considerar as outras "10.000 e tantas" que irão migrar para Altamira e se direcionarão justamente para essas áreas que fogem ao padrão de ocupação por que não são precedidas de infra-estrutura mínima para abrigar essas pessoas que de forma instantânea irão ocupar este espaço.
Diante disso o que fazer de diferente para minimizar os impactos já que existem exemplos de "fracasso", considerando as dimensões social e ambiental, como Tucurui e Balbina no Amazonas entre tantas outras!!! Como o estado pode utilizar os instrumentos existentes para tornar prática as ações reconhecidas como prioritárias? Como minimizar os riscos de inundação? como impedir que outras pessoas não sejam submetidas a esses riscos? Se tem realmente um conhecimento consistente sobre esse fenômeno?
Essas são algumas questões que permeiam minha mente e vejo que este já não é mais um momento de impedir já que as obras estão ai e infelizmente Belo Monte vai sair, já que vai sair que tal agora refletirmos e cobrarmos ações mitigatórias para os impactos sofridos por aqueles que estão de frente e não apresentam respostas positivas diante a situação, e para os tantos outros que chegarão em busca de uma melhor condição de vida!!!
eu tenho que adimitir estava cega com o escravisismo capaitalista, eu pilho para fazermos algo, se todos estao de acordo levantamos nossa bandeira, erguemos nossa voz ao alto e vamos fazer algo temos direito, aquilo tbm é nosso nao pediram nossa opiniao, vamos fazer a diferença, precisamos fazer.
se quiserem pegem e-mail ai vamos nos reunir, fazer algo