Início Notícias DPU obriga Norte Energia a exibir documentos sobre reassentamento em Belo Monte

DPU obriga Norte Energia a exibir documentos sobre reassentamento em Belo Monte

A DPU-PA, após ter recebido negativa oficial da Norte Energia S/A à requisição de informações sobre o estágio atual da execução do projeto de reassentamento da população atingida pelo empreendimento UHE Belo Monte, em Altamira, ajuizou ação de exibição de documentos para esse fim (processo nº 410-96.2015.4.01.3903).

Na data de ontem, 11/06/2015, o Juiz em exercício na Vara Federal de Altamira concedeu medida liminar determinando a exibição de cópia integral do projeto de reassentamento e respectivos pareceres (íntegra da decisão).

Para Claudio Santos, Chefe da DPU-PA, “o Estado Democrático de Direito não pode conviver com o mistério, mormente se em jogo a dignidade de milhares de pessoas atingidas pelo empreendimento. A exibição dos documentos é uma obrigação constitucional da concessionária. Não é razoável a necessidade de manejo de ação judicial para que a DPU (e os demais interessados) possa conhecer o teor dos documentos evidentemente gravados com o signo do interesse público.”

A Norte Energia S/A terá que exibir os documentos num prazo de cinco dias, sob pena de incorrer em multa arbitrada pelo Juízo.

O objetivo da DPU-PA é estudar os documentos e adotar providências para a tutela dos interesses coletivos da população atingida pela UHE Belo Monte.

Leia aqui a íntegra da decisão cautelar

As informações são da DPU

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*


Últimas notícias

Nota de solidariedade ao povo Munduruku

O Movimento Xingu Vivo para Sempre quer expressar sua solidariedade ao povo Munduruku, sua indignação contra o cotidiano de violência a que...

Beiradeiros, Xingu Vivo e SDDH entram com representação criminal contra responsáveis por danos à Volta Grande do Xingu

Depois da divulgação de um acordo firmado entre o Ibama e a Norte Energia que, na última semana, permitiu que a empresa...

Ibama e a sentença de morte do Médio Xingu

Por Verena Glass - No ano de 2020, o Médio Xingu sofreu uma das piores secas da sua história. Aliado a um...

Ibama contraria ministério e mantém decisão de determinar que Belo Monte libere água no rio Xingu

André Borges, O Estado de S.Paulo - Pressionado de todos os lados pelo governo, o Ibama decidiu levar adiante a sua decisão...