Não é de hoje que o enorme coração de Antonia Melo, onde cabem todas as dores, as alegrias e as lutas da Amazônia e seu povo, tem mostrado sinais de cansaço físico. Em 2015, ele passou por uma primeira cirurgia no hospital Dante Pazzanese, em São Paulo, para onde retorna todos os anos para um check up de rotina.
Recentemente, ele voltou a fraquejar. Antonia entrou e saiu do hospital várias vezes, mas na última semana seu quadro de saúde teve uma piora. Ja estava em curso uma negociação com o hospital em São Paulo para que abrissem uma vaga na UTI, mas diante da impossibilidade de que a viagem fosse feita em voo comercial, sendo necessária a contratação de uma UTI aérea, e diante do alto custo desta contratação, a família e os amigos e amigas lançaram, na última sexta-feira (10), uma campanha de solidariedade para ajudar com estes gastos. Até a manhã desta terça-feira, dia 14 de maio, foram arrecadados R$ 166.070,76, mais do que o suficiente para pagar o translado de Antonia do Pará para São Paulo, que havia sido orçado em R$ 115 mil.
No sábado a noite, no entanto, veio outra boa notícia: a partir da mobilização de muitos amigos e amigas, foi possível fazer o seu translado para Belém, com a UTI aérea do estado do Pará.
No momento, Antonia está internada no Hospital de Clínicas Gaspar Viana, hospital de atenção em referência cardiológicas e outras especialidades em atenção terciária. Ela passa por uma série de exames de alta complexidade, e será preciso aguardar os resultados para sabermos como seguirá o tratamento.
Nós, do Xingu Vivo, queremos agradecer imensamente a cada uma e cada um que apoiou Antonia nesta campanha, que se encerra agora (inclusive com a desativação da chave PIX). Assim que tivermos mais informações sobre os procedimentos de translado para São Paulo, vamos comunicar a todo mundo.