Início Notícias Belo Monte desrespeita regras ambientais, diz Procuradoria

Belo Monte desrespeita regras ambientais, diz Procuradoria

Data: 8 de outubro de 2010
Veículo: Portal da Band
Autora: Martina Cavalcanti

O Ministério Público Federal do Pará afirma que as condicionantes ambientais e indígenas para a construção da usina de Belo Monte não estão sendo cumpridas, o que pode impedir a instalação da hidrelétrica. As informações são do jornal “Folha de S. Paulo”.

Segundo a procuradoria, o consórcio Norte Energia, responsável pela usina, quer “fracionar” a licença ao pedir autorização para construir o canteiro de obras antes da licença de instalação ser concedida. O consórcio quer iniciar a construção dos canteiros de obras já no mês que vem.

Ao jornal, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, teria dito não haver problema em iniciar obras antes da concessão. Como exemplo, ela cita o caso das usinas hidrelétricas do rio Madeira, onde isso foi feito.

O advogado Raul do Valle, do Instituto Socioambiental, vê no Madeira um exemplo que não deve ser seguido. Segundo ele, o fracionamento da licença garantiria a obra como um todo, fazendo com que a hidrelétrica fosse instalada sem o cumprimento das condicionantes.

Na semana passada, o Ministério Público já havia notificado o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) sobre o descumprimento das condicionantes. Segundo o jornal, desde agosto o Ibama e Funai (Fundação Nacional do Índio) têm manifestado preocupação com o caso, através de ofícios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*


Últimas notícias

Nota de solidariedade ao povo Munduruku

O Movimento Xingu Vivo para Sempre quer expressar sua solidariedade ao povo Munduruku, sua indignação contra o cotidiano de violência a que...

Beiradeiros, Xingu Vivo e SDDH entram com representação criminal contra responsáveis por danos à Volta Grande do Xingu

Depois da divulgação de um acordo firmado entre o Ibama e a Norte Energia que, na última semana, permitiu que a empresa...

Ibama e a sentença de morte do Médio Xingu

Por Verena Glass - No ano de 2020, o Médio Xingu sofreu uma das piores secas da sua história. Aliado a um...

Ibama contraria ministério e mantém decisão de determinar que Belo Monte libere água no rio Xingu

André Borges, O Estado de S.Paulo - Pressionado de todos os lados pelo governo, o Ibama decidiu levar adiante a sua decisão...