Discussão sobre Belo Monte concentra atenções na internet

WE BUILD CONNECTIONS WITH ORGANIZATIONS AND COOPERATE WITH SMART PEOPLE ALL OVER THE WORLD

Um estudo realizado pela MITI Inteligência e divulgado na última semana revela que, dentre as mensagens relacionadas ao setor elétrico trocadas em sites de relacionamento, blogs e mídias online, 80,8% estavam relacionadas à construção da hidrelétrica de Belo Monte. Outra parcela dos recados dos internautas e notícias falava principalmente sobre blecautes e falhas no fornecimento de energia (Jornal da Energia, 21.02.2011).

Dentre as interações em que Belo Monte era o assunto, 85,8% eram demonstrações contrárias à construção da usina, ante 2,6% que se disseram a favor do projeto. O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 31 de janeiro deste ano, por meio de amostragem.

Em outro momento, a pesquisa mostra que o nome da presidente Dilma Rousseff e da senadora Marina Silva, além de Plínio Arruda aparecem juntos entre os principais termos-chaves do embate sobre a hidrelétrica: Ibama, licença, hidrelétrica, construção, usina e Xingu.

A expressão “PareBeloMonte” foi a mais cotada do período, seguida de “Belo”. Termos como “Brazilian”, “internacional”, “president´s”, segundo o MITI, mostram a dimensão internacional que as discussões continuam tomando.

A empresa, especializada em monitoramento de mídias online, aponta que fatos como a liberação parcial para início da construção de Belo Monte, concedida pelo Ibama em 26 de janeiro, e as quedas de energia em diversas partes do País, a maioria devido às chuvas de janeiro, impulsionaram a discussão na rede. Nos termos relacionados a problemas na rede elétrica, aparecem entre os mais citados: “sem luz”, repetido 3.989 vezes, seguido de “faltou luz” (2.017), “falta luz” (1.477) e “apagão” (1.372).

Para mensurar a representatividade dos assuntos ligados a energia, foram monitoradas 2,6 mil notícias de 3,5 mil veículos online. Redes sociais, como Twitter e Facebook, também serviram como fonte, além de blogs, fóruns e sites que abrem espaço para reclamações dos internautas.

Deixe um comentário