Munduruku ocupam Jacareacanga por recontratação de professores

WE BUILD CONNECTIONS WITH ORGANIZATIONS AND COOPERATE WITH SMART PEOPLE ALL OVER THE WORLD

manifestação1

Dezenas de indígenas da etnia munduruku, entre crianças, guerreiros, guerreiras e professores, estão há dois dias fazendo manifestações em Jacareacanga. Os indígenas querem o retorno às aulas de 70 professores munduruku, que este ano não tiveram o contrato renovado com a Prefeitura de Jacareacanga.

Os munduruku saíram das aldeias desde domingo e na manhã da última segunda (5), com cartazes, pintados para guerra e ao canto de músicas tradicionais, caminharam pelas ruas do município em direção à Câmara Municipal e Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto (SEMECD).

“Essa é nossa luta”, disse uma das lideranças durante a chegada do grupo à Secretaria. “Será que vocês não sabem da legislação? Não sabem que isso que vocês estão fazendo é contra a Lei? Queremos essa resposta agora. Queremos inverter esse quadro agora”, prosseguiu.

Eles acusam a Prefeitura de demitir de forma arbitrária 70 professores munduruku. A demissão, feita por rádio em fevereiro deste ano, foi denunciada ao Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e à Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

O Secretário da SEMECD, Pedro Lúcio Santa Rosa da Luz, diz que o que ocorreu foi a “não renovação dos contratos”, o que para os indígenas é indiferente, “Para nós, não renovação e demissão é a mesma coisa. A gente não está dando aula do mesmo jeito”, contrapôs um professor indígena.

A manifestação contou com várias falas na língua dos indígenas e aconteceu de forma pacífica. No final da manifestação Pedro Lúcio da Luz afirmou que os munduruku não causavam mais medo nas pessoas da cidade, o que resultou em indignação em alguns indígenas. Eles partiram para cima do Secretário com arcos e flechas em mãos. O Secretário de Assuntos Indígenas, Ivânio Alencar, informou que durante a confusão um funcionário da SEMECD teria sofrido um ferimento na barriga e fora encaminhado ao Hospital Municipal de Jacareacanga. Até o final da tarde nenhuma pessoa com as características do ferimento deu entrada no Hospital da cidade.

Na manhã de ontem (6) os munduruku se reuniram com vereadores e foi tirada uma comissão para ir até Santarém na próxima sexta (9) dialogar com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal(MPF) e Fundação Nacional do Índio (FUNAI) sobre a situação. “Se o MPT e o MPF concordarem e a FUNAI der um prazo escrito para a formação dos professores. A gente vai tentar recontratar”, garantiu aos indígenas Ivânio Alencar.

Desentendimento
O Secretário da SEMECD, Pedro Lúcio da Luz, afirma que a decisão da demissão se ampara na Lei de Diretrizes de Base de 1996 e na Lei Municipal 328/2010, criada em 15 de dezembro de 2010: “A LDB determinou que só poderia trabalhar na educação quem tivesse graduação superior. Seguimos a LDB. Demos um prazo de quatro anos para os professores se formarem, mas isso não aconteceu”.

Da Luz diz que a FUNAI é a principal responsável pela não renovação dos contratos com a prefeitura. A Fundação coordena o projeto Ibaorebu, que iria formar cerca de 300 munduruku em magistério, agroecologia e enfermagem. A FUNAI não teria ofertado as disciplinas dentro do prazo, o que atrasou a formação dos professores.

O advogado indigenista Sérgio Martins aponta duas irregularidades na decisão da SEMECD. A lei municipal que garante os contratos temporários com professores indígenas sem nível superior iria terminar no final deste ano. Apesar disso, ainda em fevereiro, a Prefeitura não renovou os contratos com os professores munduruku. Outra questão apontada pelo advogado é que o artigo da LDB no qual a Prefeitura se ampara é direcionada a professores não-indígenas. Ele diz que a formação de professores das escolas indígenas é específica, e irá orientar-se pelas diretrizes nacionais da educação garantida na resolução número 03 do Conselho Nacional de Educação. Vale ressaltar o artigo 6º da resolução: “Será garantida aos professores indígenas a sua formação em serviço e, quando for o caso, concomitantemente com a sua própria escolarização”.

Quando questionado sobre a educação indígena diferenciada, Pedro Lúcio afirmou apenas que “a Prefeitura não faz educação indígena, ela faz educação para indígenas”.

Segundo André Ramos, coordenador do projeto Ibaorebu, a decisão da Prefeitura é política: “Nem para não-índio pensa-se que educação é apenas título. Manter a contração dos professores não está infringindo a legislação. Pelo contrário, demitindo é que está”.

 

Texto e foto: Larissa Saud

Posts relacionados

Deixe um comentário